sexta-feira, 10 de junho de 2016

Depressão

Depressão: enfraquecimento, abatimento, físico ou moral.
Depressão mental: perturbação mental caracterizada pela melancolia e pela ansiedade.
Essas são definições da palavra “depressão” no dicionário, mas geralmente, na juventude, uma fase que envolve mudanças em que descobrimos coisas novas, nem sempre os jovens possuem o apoio dos familiares, amigos e mais velhos, nem sempre são aceitos, o que causa certo abatimento ou rejeição e, quando mal interpretado, pode ser chamado de depressão. Mas o que é depressão?
Depressão é a interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, para os outros e o seu mundo. Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, autoestima baixa, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade ou morte.
Depressão também pode ser confundida com TOC, fobia, bipolaridade e geralmente ansiedade ou até mesmo, não existir, entrando em casos de Síndrome de Muchhausen.
Síndrome de Muchhausen é transtorno factício, ou seja, os indivíduos fingem ou causam a si mesmos doenças ou traumas psicológicos para chamar atenção a eles, ao não serem “levados a sério”, os jovens optam por fingir ter depressão na intenção de atrair simpatia dos demais para si.

Há várias formas de evitar e tratar a real depressão, mudanças na vida, novas rotinas, apoio emocional ou remédios com efeito estimulante/sedativo sobre o sistema nervoso central, a famosa “tarja preta”.

Bia, Gigio, Gica e Lary

Nenhum comentário:

Postar um comentário